A neuroftalmologia é a subespecialidade da medicina que trata dos problemas visuais relacionados ao sistema nervoso central, ou seja, problemas que envolvem a visão e não tem origem no olho propriamente dito e sim no sistema nervoso central. Lida também com repercussões oculares de doenças neurológicas.
Grande parte do sistema nervoso central é relacionado com a visão e com os movimentos dos olhos e das pálpebras. Assim uma série de condições podem ocasionar perda visual, visão dupla, dificuldade na movimentação ocular ou mesmo alterações no controle das pupilas tem origem não no olho propriamente dito e sim em outras áreas do sistema nervoso. Além disso, alterações visuais podem ser a primeira manifestação de doenças neurológicas ou sistêmicas e quando analisadas adequadamente podem auxiliar no seu diagnóstico precoce. Por outro lado, com certa frequência existem confusões diagnósticas, quadros nos quais os achados clínicos ou de exames complementares sugerem uma doença neurológica e na verdade se tratam de combinações de achados que mimetizam tais afecções.
Apesar de alguns problemas vistos por Neuroftalmologistas não serem preocupantes, alguns quadros clínicos podem piorar e vir a causar a perda visual permanente, ou, até mesmo, tornarem-se fatais. Às vezes, o problema está restrito ao nervo óptico ou ao sistema nervoso; outras vezes, pode estar relacionado a doenças sistêmicas.
Alguns dos problemas comuns avaliados por Neuroftalmologistas incluem:
- problemas do nervo óptico (como a neurite óptica e a neuropatia óptica isquêmica);
- perda do campo visual;
- perda inexplicada da acuidade visual;
- perda visual transitória;
- distúrbios visuais;
- visão dupla (diplopia);
- movimentos anormais dos olhos (nistagmo, opsoclonus, etc);
- doenças oculares causadas por distúrbios da tireóide (Doença de Graves);
- a miastenia gravis;
- tamanho desigual das pupilas (anisocoria);
- e as anomalias da pálpebra (ptose palpebral, retração palpebral, etc).
catarata
Todas as descrições acima têm apenas caráter informativo. Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas. Agende uma consulta. Cuide dos seus olhos!