O tratamento de doenças de retina com raio laser é um procedimento que revolucionou a Oftalmologia há algumas décadas. O laser mais utilizado é o Laser verde de Argônio, temos a disposição um dos aparelhos mais modernos da atualidade (Pure Point®, ALCON).
O raio laser é captado na retina, onde causa uma pequena cauterização (queimadura). Isso proporciona uma adesão maior e mais sólida entre a retina e a coróide subjacente. As pequenas cicatrizes resultantes da aplicação do laser reduzem a formação de vasos sangüíneos anormais e ajudam a manter a retina sobre o fundo do olho evitando o descolamento da retina.
O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos e nas oclusões venosas da retina. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento.
A fotocoagulação a laser normalmente é realizada em regime ambulatorial e a maioria dos tratamentos é feita apenas com a instilação de colírio anestésico.
INDICAÇÕES:
- Edema Macular Diabético,
- Retinopatia Diabética Grave,
- Oclusões Venosas da Retina,
- Vasculopatia por Anemia Falciforme,
- Retinopatias isquêmicas periféricas associada a Vasculites,
- Degenerações Periféricas predisponentes a Descolamento de Retina (degeneração lattice),
- Roturas retinianas periféricas,
- Membranas neovasculares extrafoveais,
- Serosa central,
- entre outras.