Cirurgia Glaucoma

Cirurgia Glaucoma

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, geralmente provocada por uma desregulação entre a produção e a drenagem de humor aquoso ( líquido que preenche a cavidade interna do olho).

O glaucoma na maioria dos casos  é ASSINTOMÁTICO, isto é, não tem sintoma. Por isso a avaliação oftalmológica de rotina se faz necessária, especialmente naqueles que apresentam alguém na família com a doença.

Mas existem outros tipos de glaucoma (como glaucoma primário de ângulo fechado, glaucomas secundários a outras doenças, glaucoma congênito…) que podem se apresentar com alguns sintomas. Dentre eles:

  • Dor ocular,
  • Vermelhidão (hiperemia),
  • Embaçamento visual,
  • Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia),
  • Lacrimejamento.
  • Dores de cabeça.

Por que realizar a cirurgia de glaucoma?

Em primeiro lugar, é importante frisar que a cirurgia de glaucoma não recupera a visão perdida, já que os danos no nervo óptico são irreversíveis. O procedimento visa, portanto, impedir a evolução da doença.

A cirurgia de glaucoma é indicada para pacientes em que o tratamento com colírios e outros medicamentos não é suficiente para reduzir a pressão do olho de maneira satisfatória. 

Trata-se de um procedimento que possui o objetivo de melhorar o escoamento do humor aquoso e diminuir a pressão intraocular. Em casos mais graves, é necessário implantar tubos de drenagem no paciente para amenizar a pressão o mais rápido possível.

Quando indicada no momento correto, a cirurgia de glaucoma ajuda a manter a boa visão do paciente, ainda que de maneira parcial, evitando a cegueira permanente e aumentando a qualidade de vida de quem realiza o procedimento.

Como a cirurgia é realizada?

Os procedimentos cirúrgicos na área evoluíram muito nas últimas décadas e, atualmente, existem vários tipos de cirurgia de glaucoma capazes de amenizar o problema. Lembramos que é importante passar por uma avaliação médica detalhada para saber qual é o método mais recomendado para cada caso.

O Hospital dos Olhos de Bauru conta com uma equipe de oftalmologistas experientes e a tecnologia pioneira que temos à disposição.

Precisa de ajuda

Precisa de ajuda

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco que vamos te ajudar!

Fale conosco