Cirurgia para tumores Oculares

Cirurgia para tumores Oculares

Tumores da superfície ocular

Carcinoma:

Carcinomas são os cânceres mais comuns a afetar o olho e as pálpebras. O câncer surge das células de revestimento, chamadas de epitélio, na região chamada conjuntiva.

Tanto o carcinoma quanto o melanoma podem aparecer na conjuntiva ou córnea causando olho vermelho que não melhora, aumento da pigmentação da conjuntiva (aparecimento de material marrom ou de pinta na superfície do olho), baixa de visão ou dor.

Neste caso, o diagnóstico adequado e o tratamento rápido são fundamentais para que o paciente seja curado. O tratamento é realizado com cirurgia utilizando técnicas especiais que diminuem a chance do câncer voltar. É fundamental que um patologista examine o tumor depois que retirado para que o médico tenha todas as informações necessárias.

Também pode ser realizado tratamento complementar com quimioterápicos em colírio, que ajudam a destruir as células tumorais.

Melanoma de conjuntiva:

Melanomas de conjuntiva são tumores agressivos que precisam ser tratados de maneira adequada assim que preciso. Eles aparecem como lesões geralmente escuras na superfície do olho, mas raramente podem aparecer de uma lesão branca (amelanótica). Melanomas de conjuntiva surgem de nevus (pintas) ou melanose primária adquirida e devem ser tratados assim que diagnosticados porque têm risco de se espalhar pelo corpo. O diagnóstico é confirmado na mesma cirurgia que trata os pacientes. São utilizadas na cirurgia técnicas especiais que diminuem a chance do tumor voltar.

Linfomas oculares:

Linfoma é um tipo de câncer causado pela proliferação de linfócitos, células de defesa que fazem parte do sistema imunológico. Eles podem afetar as pálpebras, conjuntivas, a órbita ou a parte interna do olho. Neste caso são chamados linfomas de anexos oculares. A biópsia confirma o diagnóstico e o paciente é tratado por uma equipe multidisciplinar, altas taxas de cura e controle.

Tumores palpebrais:

As pálpebras podem ser acometidas por diversos tipos de cânceres de pele 

. Estes tumores muitas vezes são percebidos pelo paciente ao se olhar no espelho, mas às vezes são identificados na consulta de rotina com seu oftalmologista.

O tratamento em fase inicial com cirurgia costuma ser curativo na grande parte dos tumores de pálpebra (como carcinomas ou mesmo melanomas). Está na hora de cuidar da saúde dos seus olhos, afinal, manter a integridade física e a visão é indispensável para resguardar a qualidade de vida. Confie na equipe do Hospital dos Olhos de Bauru.

Precisa de ajuda

Precisa de ajuda

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco que vamos te ajudar!

Fale conosco