o que é?
O exame de Campimetria (também conhecido como campimetria ocular ou exame de campo visual) é um procedimento que auxilia no diagnóstico de problemas nos olhos que prejudicam a capacidade do paciente de perceber os diversos estímulos que nos rodeiam mesmo sem estar focado neles.
Ou seja, a campimetria está relacionada com a avaliação da visão periférica do ser humano.
Para isso, existem dois tipos de campimetria ocular: a campimetria computadorizada (ou campo visual computadorizado) e a campimetria manual.
A campimetria computadorizada é realizada utilizando equipamentos eletrônicos e conta com um diagnóstico mais preciso. O exame também é conhecido como perimetria computorizada e pode ser monocular, realizada apenas num olho, ou binocular, realizada nos dois olhos.
Já o exame de campimetria manual também estuda o campo visual através dos comandos de um profissional treinado para o exame. Costuma ser útil para os casos em que o paciente tenha dificuldades para seguir os comandos do aparelho computadorizado.
Para que serve a Campimetria? Quais doenças ajuda a diagnosticar?
A campimetria é bastante eficaz para diagnosticar diversas doenças dos olhos. Conheça as principais doenças que podem ser detectadas a partir desse exame:
-
Glaucoma;
-
Coroidite (inflamação da coróide);
-
Doenças da retina;
-
Problemas no nervo óptico, como papiledema e papilite;
-
Problemas neurológicos;
-
Intoxicação medicamentosa;
-
Alterações do campo visual;
-
Enxaqueca ligada a problemas de visão.